sábado, 23 de abril de 2011

Dicas para quem vai deixar o carro em casa por causa do aumento do combustível e começar a usar o transporte público do DF.



1º desejo boa sorte e paciência, pois o transporte em Brasília é caro e ruim.

Metrô
Lento, lotado, sem ventilação e caro. É o mais novo metrô do Brasil, já nasceu ineficaz e ultrapassado, não atende a população.

Pode ser perigoso nos horários de pico para : crianças, idosos, gestantes e deficientes, pois com trens sempre“lotados” os usuários viajam esmagados, e chegar nos assentos preferenciais é impossível.

Caso consiga entrar no metrô e arrumar um canto para encostar vai ser espremido, pois a maioria das pessoas não tem onde segurar dentro dos trens e tentam se equilibrar mas caem uns em cima dos outros.

Se tiver gripado não entre ou vai espirrar no rosto dos passageiros que ficam a menos de um palmo do seu.

Reze para o trem não quebrar, de vez em quando acontece, e ai! Só Deus é quem sabe o que pode acontecer.


Ônibus
Velhos, lentos, sujos, barulhentos, sem ventilação adequada e escassos. Andar de ônibus no Distrito Federal pode ser uma aventura perigosa muitos são piratas e a fiscalização não tem controle.

Vá para o ponto de ônibus com muita antecedência, pois as empresas não cumprem os horários.

Por causa dos engarrafamentos, o ideal é ouvir música para descontrair, mas o barulho de alguns ônibus é tão grande que concorre com o fone de ouvido e o “stresse” pode aumentar.

Muitos lugares no DF não tem ônibus para outras cidades satélites e não existe integração, então vai precisar pegar 2 ou mais ônibus e pagar 2 ou mais passagens.


Transporte alternativo
Não existe e atual governador prometeu organizar a volta das “Vans” mas até agora nada.


Carona
Pode ser perigoso, a fiscalização pode confundir com transporte pirata e prender seu amigo.

Ciclovia
Pífio e insignificante são os adjetivos para os poucos quilômetros construídos.

Um comentário:

  1. Simples e Direto
    Muito boa essas observações sobre o transporte público do Distrito Federal,o texto retratou bem. O que mais me chamou a atenção foi a simplicidade da qual a situação foi explicada de maneira sucinta e direta.Parabéns pelo texto nobre jornalista e queremos muito mais.Sua visão sobre outros assuntos vai ser interessante

    Por Odirlei Ribeiro

    ResponderExcluir